sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Evangelho no Lar


Os ensinamentos de Jesus estão contidos nos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas, João) escritos pelos seus discípulos. Os Evangelhos têm passagens suaves e consoladoras que revigoram nosso espírito e contém as regras de conduta moral que devemos seguir para nos tornamos felizes.

- Recomenda-se realizar com a família o culto do Evangelho no lar, pelo menos uma vez por semana, a fim de que a casa se transforme num ninho de amor, união, colaboração e perdão entre seus integrantes.

- O Espírito Neio Lúcio, através da psicografia de Chico Xavier, afirma que o primeiro culto cristão no lar  foi realizado por Jesus na  casa de Simão Pedro  (Seu apóstolo).

- O "Culto do Evangelho no Lar" é um poderoso instrumento de apoio moral para todas as pessoas que desejam realizar a sua reforma íntima, pois possibilita compreender melhor os Ensinos de Jesus e colocá-los em prática.   Ajuda-nos, também, a  enfrentar as dificuldades da nossa existência com mais fé e coragem e superar problemas de relacionamento pessoal seja na família ou na sociedade de uma forma geral (2).

- Evangelho no Lar é Cristo falando ao coração, pois o Mestre vive presente conosco através de suas lições. Segundo a promessa do Evangelho Redentor, "onde estiverem dois ou três corações em Seu Nome", aí estará Jesus, amparando-nos para a ascensão à Luz Celestial, hoje, amanhã e sempre (1).

- Quando os ensinos de Jesus são introduzidos em nosso lar,  modificam-se as palavras ofensivas, as expressões de desarmonia e de desconforto, dando lugar a condição de entendimento, de alegria e de paz. E aqueles que antes experimentavam antipatia pelos familiares, descobrem a necessidade de auxílio mútuo.

- Quando uma família ora em casa, estudando a revelação divina, recebe o auxílio dos Espíritos da luz. A família que cultiva a prece no lar transforma-o em fortaleza, pois recebe proteção contra influências espirituais negativas, favorecendo o trabalho dos espíritos protetores que atuam em nosso benefício.  Quando os corações estão unidos pela Fé, todos recebem bênçãos e alegria.

-  Como devemos realizar o culto do Evangelho no lar? Devemos escolher um dia da semana e um horário em que, pelo menos, a maioria dos familiares (adultos, jovens e crianças) possa participar. E disponibilizar um copo com água para cada participante, facilitando, assim, uma fluidificação da água de acordo com as necessidades de cada um.  

- A reunião deverá ser iniciada com uma prece, em voz alta, por um dos presentes, expressa de maneira simples, sempre usando o coração. Em seguida, iniciar a leitura de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO que poderá ser efetuada de duas maneiras: leitura de maneira ordenada , pela qual o Evangelho deverá ser lido em sequência, ou abrindo-se uma página ao acaso , permitindo que a espiritualidade possa interagir nesse processo.  Devemos escolher um trecho do Evangelho que não seja longo demais. E após a leitura, deixar a palavra livre, numa sequência combinada, para que  os integrantes façam perguntas ou exponham sua interpretação. Trinta minutos é o tempo ideal para essa reunião, apesar de não haver nada que a impeça de durar mais algum tempo. Para encerrar a reunião, deverá ser feita uma prece, agradecendo pela oportunidade do encontro e do estudo. E, após, beber a água fluidificada.

 

Comentário (1): Luz no lar. Item 9. Espírito Scheila. Psicografado por Chico Xavier. (2): Revista HIKARI-NI-MUKATTE no. 1, editada pela Comunhão Espírita Cristã Francisco Cândido Xavier - em Toquio,  Japão.







Atividades  para crianças  a partir de  7 anos





0 comentários:

Postar um comentário