sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Jesus - Parábola do Filho Pródigo


A parábola do filho pródigo


          Um certo homem tinha dois filhos, que com ele moravam no seu lar.

          Um dia, o mais moço disse ao seu pai:

          — Papai, dá-me a parte da tua riqueza que me pertence. Eu desejo correr mundo, viajar por outras terras, conhecer nova gente...

          O velho pai com o coração partido, diante desse pedido, repartiu com ambos os seus haveres, dando a cada um a parte que lhes cabia, de sua fortuna. 

          Alguns dias depois, o filho mais novo, juntando todas as coisas que lhe pertenciam, partiu para um país distante, muito longe de sua terra natal. 

          Esse moço, infelizmente, não era ajuizado. Mal chegou ao país estrangeiro, começou a gastar, sem cuidado, todo o dinheiro que possuía. Durante muitos dias não fez senão desperdiçar tudo que tinha. Buscou a companhia de outros rapazes desajuizados e consumiu toda a sua fortuna em bebidas e festas, vivendo uma vida sem nenhum significado e desperdiçou tudo o que tinha com pessoas interesseiras, que só estavam com ele por causa do dinheiro.

          Um dia, viu que avia gasto a última moeda e se achava na mais absoluta miséria, e os seus amigos o abandonaram porque o dinheiro acabara.

          Então houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade, procurou ajuda, mas ninguém se dispôs a ajudá-lo. Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu emprego.

          Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. 

          Foi então que o moço começou a pensar no que havia feito com seu bondoso pai, tão amigo, tão compreensivo, tão carinhoso... Refletiu muito... Como fora mau e ingrato para com seu paizinho! Como fora também ingrato para com Deus, desrespeitando o Seu Mandamento, que manda honrar os pais terrenos... Sofrendo a consequência de seu ato, o pobre rapaz arrependeu-se sinceramente de sua ingratidão e de seus dias vividos no erro e no vício...

          E pensou, então, entre lágrimas:

          — Na casa de meu pai há muitos trabalhadores e todos vivem felizes pelo trabalho honesto. Vivem com abundância de pão e tranquilidade... E eu, aqui, morrendo de fome!... Não, não continuarei aqui. Voltarei para minha casa, procurarei meu pai e lhe direi: “Meu pai, pequei contra o Céu e perante ti; não sou mais digno de ser chamado teu filho. Quero ser um simples empregado de tua casa”.

          E o moço, como pensou, assim fez.

          Abandonando o país estrangeiro, regressou à sua pátria e ao seu lar. Foi longa, difícil e triste à volta, pois ele não mais dispunha de dinheiro para as despesas de viagem. Passou muitas necessidades, sofreu fome e frio dormindo ao relento... Nunca abandonou, porém, a idéia de voltar para casa.

          Finalmente, chegou ao seu antigo lar. Antes, porém, de atingir sua casa, seu velho pai o avistou de longe e ficou ainda mais compadecido, ao ver o filho naquele estado de grande miséria. Seu coração paterno, que nunca esquecera o filho ingrato, era todo piedoso. O bondoso pai correu, então, ao encontro do moço. E abraçando-o fortemente, beijou-o com imenso carinho.

          Nesse momento, com lágrimas nos olhos, o filho disse ao seu pai compassivo:

          — Meu pai, pequei contra o Céu e perante ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Quero ser um empregado de tua casa...

          O bondoso pai, porém, que nunca deixou de amar seu filho, disse aos empregados da casa:

          — Depressa! Tragam a melhor roupa para meu filho, preparem uma refeição para ele. Tragam-lhe calçado novo! Comamos todos juntos e alegremo-nos, porque este meu filho estava perdido e foi achado, estava morto e reviveu! 

          E todos os servos e empregados da casa atenderam imediatamente o velho pai e houve imensa alegria naquele grande lar.

          O filho mais velho, porém, não estava em casa. 

          Achava-se trabalhando no campo. Quando voltou e viu aquela grande movimentação no interior da casa e ouviu as belas canções que os músicos acompanhavam com seus instrumentos, chamou um dos servos e perguntou o que era aquilo.

          O servo respondeu:

          — Foi teu irmão que chegou. Teu pai, de tão alegre e feliz, mandou que preparássemos uma ceia e uma festa, porque o jovem voltou são e salvo.

          O filho mais velho, cheio de ciúme, revoltou-se contra a bondade de seu pai e não quis entrar em casa.

          Em vão, o velho pai chamou-o. Mas, ele lhe respondeu:

          — Meu pai, há muitos anos que te sirvo, sem nunca te desobedecer e nunca preparaste uma ceia para mim e meus amigos. Mas, para meu irmão, que gastou teu dinheiro nas orgias, em terra estrangeira, tu lhe preparas uma grande festa...



Vídeo para estudo





Vídeo para crianças até 6 anos







Atividade para crianças a partir de 7 anos





Convite aos Jovens


Este é um convite para um encontro muito especial, pra você que tem menos de 25 anos ou para seu/sua/seus/suas filho/filha/filhos/filhas ou amigos jovens.

Dia 30 de Agosto, das 18h às 20h pela plataforma do Zoom.

Quem estará conosco será o Rômulo, da cidade de Penha/SC para conversar sobre  o tema: Nada de Fora Pertuba um Coração Tranquilo. Vai ser Massa! Para participar, basta fazer a inscrição pelo Link: https://forms.gle/fhXBtVzyDAss6Ajz6

Você não vai ficar de fora desse momento maravilhoso né????

Bora lotar a sala do zoom? Esperamos por você!



0 comentários:

Postar um comentário